terça-feira, 2 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dia 2



Dia 02: Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.


Quando postei ontem faltavam 20 páginas para terminar "As Crônicas de Gelo e Fogo - A Tormenta de Espadas", portanto, terminei... e foi esse o último livro que li rsrsrs

Para não ficar repetitivo, basta conferir o que falei sobre ele clicando aqui

Agora estou lendo "A Glória dos Traidores", sendo "O Festim dos Corvos" o que segue à ele.

Todos fazem parte da Saga/Série do George Martin sobre a disputa pelo "trono de ferro", no fictício reino de Westeros.

Apesar da história central girar em torno do trono de ferro, são muitas personagens em livros onde as histórias são contadas sob o ponto de vista de alguns deles e há muito mais do que apenas a guerra pelo trono.

George Martin consegue nos transmitir as mais diversas emoções e informações. Vai da violência extrema, do sexo brutal e selvagem, ao sentimento de honra, delicadeza, inocência... por isso é muito difícil descrever a(s) obra(s) e encaixa-la(s) num molde.

É fantasia, é certo, primeiro porque há (poucos e dosados, não como em Harry Potter) acontecimentos "mágicos", inexplicáveis sob a ótica reta da "realidade" e a história desenrola-se num mundo fictício. Porém, há lições de vida, pitadas de comédia, realidade extrema e a natureza humana exposta e dissecada em suas mais variadas facetas... num mesmo personagem, muitas vezes, como é na vida real.

Além disso tudo, é difícil (principalmente no começo) dizer quem são os protagonistas, porque são muitos, e os coadjuvantes são tão interessantes quanto eles.

Agora, é só adicionar a isso tudo o fato de que o Geroge Martin tem a IRRITANTE mania de matar protagonistas... sim, ele faz isso sem dó nem piedade, sem receio da história "perder o interesse", porque no fim das contas, o protagonismo vai "girando", e a medida que morre um protagonista, "brotam" mais personagens riquíssimos...

2 comentários: