segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dia 22



Dia 22: Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.

Ainda bem que não é para citar os 3 escritores que eu MAIS gosto. Acho que seria uma tarefa quase impossível pra mim. Até eu me decidir, o meme já teria acabado...

Essa é uma daquelas perguntas que se fosse para responder de novo amanhã, eu diria três nomes diferentes rsrsrsrs vamos a isso:

Fiódor Dostoiévski

Mais do que babado por mim em vários ocasiões. Genial! Genial! Genial!

Com uma narrativa única, nos mete dentro da cabeça dos personagens de uma forma absurda, caótica e real.

Pode até parecer meio estranho que ele figure por aqui, quando só li dele até hoje um livro. Mas, "Crime e Castigo" é provavelmente a obra mais genial (eu já usei essa palavra?) que já li na vida. É o suficiente para que ele tenha que ser citado aqui.

J. K. Rowling

É clichê, eu sei. 11 em cada 10 pessoas vão citar seu nome, eu sei. Mas não dá para fugir.

Rowling foio responsável por criar um mundo mágico inteirinho. Dona de uma imaginação pra lá de fértil, escreveu os sete livros da saga "Harry Potter", que quem não gosta, bom sujeito não é...(parodiando o famoso samba)

Ian Mcewan

Meu primeiro contato com o escritor não foi através de um livro e sim de um filme. A adaptação cinematográfica de "Expiação" é sensacional.Ali fiquei a saber que provavelmente iria gostar muito do Ian. Mesmo assim, como estou sempre colocando as coisas numa "lista", ficou para trás por alguns anos, até que resolvi ler "Amsterdam". Me apaixonei.

Depois disso, "A criança no tempo". Comprovei.

Ian é um escritor fabuloso. Trata de temas cotidianos com uma maestria que é dificílima. Expõe o ser humano como ele é: Humano.

Ian escreve sobre pessoas, e eu adoro. Dá-nos a conhecer personagens das mais variadas facetas e um pouco como Dostoiévski (guardadas as devidas proporções e a diferença do tipo de abordagem), nos dá acesso à cabeça das personagens de uma forma um tanto caótica, desordenado e... natural, justamente da forma como acontece na vida real.

Sem comentários:

Enviar um comentário