sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dia 12



Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.

Não faz diferença para mim.

O tipo de narrador (além do fato de ser em primeira ou terceira pessoa) influencia sempre a história. É ele quem conta do jeito dele. É pelos olhos dele que vemos os acontecimentos. Ele palpita, nos incita a crer naquilo que ele crê (ou não crê, mas quer nos levar a crer)... o narrador é um manipulador. Em primeira ou terceira pessoa.

Para escrever, sim, sinto diferença. Mas isso é porque eu sou "capenga" e só sei escrever em primeira pessoa. Preciso "sentir" aquilo que escrevo, ainda que jamais tenha experimentado nada parecido, preciso fingir que sim, me colocar naquele lugar para conseguir escrever. Falha minha... ou não.

Mas isso é outra história...

2 comentários:

  1. É bem esse o ponto de que não faz diferença para mim primeira ou terceira pessoa, a história sempre é a história de quem a conta. O narrador é um manipulador, ele escreve segundo suas intenções e o leitor compreende o texto segundo suas possibilidade interpretativas.

    ResponderEliminar
  2. Penso igual. E tb tenho dificuldade de escrever em terceira pessoa... rs

    ResponderEliminar