sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dia 19



Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?


Em primeiro lugar, não creio que ler os "clássicos" faça de ninguém intelectual por si só. As pessoas que costumamos designar como "intelectuais", geralmente lêm/leram os clássicos. Acho que é um caminho natural. Entretanto, ler ou não ler clássicos não torna ninguém intelectual.

Sobre "literatura para as massas", eu sou totalmente a favor. A leitura nos ajuda a crescer em vários setores diferentes das nossas vidas, portanto, a matemática é simples: Mais leitores = mais gente informada, esclarecida, inteligente, capaz... ops... isso DEVERIA ser assim, não é? Mas não... não costuma ser, e aí entra a questão da QUALIDADE.

Qualidade literária é algo MUITO subjetivo e passível de discussão, então, aqui está apenas, somente e não mais do que a minha mísera opinião, ok?
Eu acho que a MÁ literatura "para as massas" presta um desserviço. Eu sei que há o outro lado da moeda, que é o que alguns desses leitores irão encontrar com o passar do tempo uma leitura de qualidade, mas... há sempre um mas.

Há uma ENORME fatia de leitores que se "viciam" na "leitura fácil" - e não me refiro aqui a facilidade das palavras, construções e etc -, que é o que vemos ocpando 70% (ou mais) das prateleiras das livrarias. Cada época uma moda, mas há sempre uma tendência de facilitismo, exploração de temas "cool", repetição, falta de criatividade... e eu acho isso ruim para a arte e para o leitor. Pessoalmente, odeio quando me sinto julgado como idiota por um autor.

Agora, julgar o "nível de intelecto" de uma pessoa pelo que ela lê pode ser uma armadilha. O intelecto existe e se manifesta no ser humano de várias formas diferentes e a literatura é só UMA delas. Eu não gosto de me arriscar dessa maneira, até porque há pessoas que lêm "mil romances de banca" e lêm "os maiores filósofos da humanidade" ao mesmo tempo. Posso apenas dizer que me pergunto, intimamente, "por que diabos fulano perde tempo lendo essa porcaria". Mas isso é um pensamento, uma opinião, e como é óbvio, não define o intelecto de ningém (talvez o meu?)

4 comentários:

  1. Programei minha resposta e agotra vi que há alguns pontos em comum com a sua... Tema controverso... rs

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, a minha também estava programada rsrsrs

    Pra lá de controverso, né?

    Eu tentei ser "soft", não sei se consegui :P

    É que a pergunta fala de "julgar intelecto", e aí, poderíamos fazer algumas especulações (que até escolhi não fazer, talvez por preguiça ou porque tô ficando velho... e mole rsrsrsrs), mas eu vi que muita gente respondeu como se fosse julgar o CARÁTER das pessoas, que é BEM diferente... acho que há uma confusão generalizada entre a pergunta e a resposta...

    bjos

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo com você em muitos pontos. Eu leio best sellers mas tem uns que eu nem abro porque só pela sinopse já se sabe o começo, o meio e o fim, hahaha. E seguem uma fórmula mesmo. São como os livros de Dan Brown, a mesma fórmula sempre. Ou você só lê um, ou nenhum, pra não ter raiva com a repetição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do Dan eu li um: "O Código da Vinci". De lá pra cá, não tive vontade de ler mais nenhum...

      bjos

      Eliminar