segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dias 13, 14 e 15



Dia 13: Cite um trecho de um livro que você gosta:

Em primeiro lugar... UMA citação de UM livro? Eu chamo a isso tortura. Para um sujeito como eu, citar 10 seria ainda tortura, imagina uma... anyway, pensei, pensei, pensei... e fiquei com o primeiro livro que me veio a cabeça, um fabuloso e grandioso livro do J. M. Simmel.

Em tempos de crise, desesperança, descrença e outro(a)s "des", me lembro sempre dessa obra inclassificável, que desafia todo o meu pragmatismo, realismo exagerado (que alguns hão de chamar pessimismo) e etc... uma verdadeira Ode ao otimismo e à esperança.

Aproveito para recomendar a todo mundo, vale MUITO a pena. Segue o trecho e desculpem a divagação...








(...) — Nós, porém — continuou ele, assim que conseguiu falar novamente
—, vamos viver destes cinco pães e dos dois peixes, e continuar a existir no
mundo daqueles a quem a fome não fez perder o juízo. Continuaremos a
viver do pão secreto que nasce da força dos braços.
— Muito bonito — disse Jakob Steiner. — Mas o que vamos comer?
— Meu jovem amigo — retrucou Mamoulian, olhando com pesar
através do vidro verde da garrafa de aguardente ainda cheia até quase um
quarto —,
muita coisa em sua vida teria sido diferente se tivesse se
preocupado um pouco menos com o problema de encher a barriga. 

O senhor devia e ainda chegará a compreender que é necessário uma paciência infinita para suportar a vida e ser feliz. (...)

========================================================================

Dia 14: Você costuma frequentar bibliotecas? (A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)

Voltei a "frequentar" há uns meses, a biblioteca aqui do bairro.

Fui mais "rato de biblioteca" aí por volta dos 15 aos 20 anos. Costuma devorar no mínimo dois livros por quinzena, que era o permitido para se levar por empréstimo. Muitas vezes eu e um amigo pegávamos dois cada um e trocávamos, acabando por ler quatro po quinzena, mas isso são outros tempos, agora passo mais de três meses para ler um... rsrsrs

=========================================================================

Dia 15: Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Essa pergunta foi feita no meme de 2011 e eu respondi aqui.

Já o comprei e já o li.

Hoje, se pudesse escolher só um (sacanagem!!!), escolheria... qualquer um do Ian McEwan... talvez "Sábado", vá lá... mas ficaria feliz com qualquer um rsrsrs

1 comentário: