sábado, 20 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dia 20



Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.

1 - "Nada Dura para Sempre" (Sidney Sheldon) 



Esse livro é especial porque foi o primeiro (que me lembro) que li por livre e espontânea vontade. Foi com esse livro que descobri o prazer da leitura e não levei mais que dois dias para devorá-lo e ir buscar mais um do Sheldon com minha madrinha - que tinha praticamente todos. Só parei de ler Sheldon depois que li todos os que ela tinha... rsrsrs

Nessa época eu acreditava mesmo que ninguém seria capaz de escrever melhor que o Sheldon. Ok, esse tempo ficou para trás, mas o livro e o autor continuam tendo um "valor sentimental" importante para mim como leitor.

2 -"A Metamorfose" (Franz Kafka)



Esse livro pirou a minha cabecinha.

Eu, que esqueço tudo, ainda me lembro como se fosse ontem, quando abri o livro e comecei a ler "Quando Gregor Samsa despertou...", desde então, nada foi o mesmo.

Uma obra magistral - dizendo bem pouco -, que li umas quatro ou cinco vezes, já que da primeira vez, apesar de fascinado, não consegui "absorver" tudo o que a obra tinha para dar.

Fiz todos os meus amigos - que gostavam de ler - lerem "A Metamorfose",e todos eles me agradecem até hoje...


"Ainda Resta uma Esperança" (J. M. Simmel)



Esse livro me chegou às mãos numa época muito confusa da minha vida. Teve a importância de me passar a mensagem que eu precisava. É daquelas coisas de cinema, mesmo.

É um livro de uma beleza quase indescritível. O autor aborda temas complicadíssimos da natureza humana, num cenário de pós-guerra, pessimismo, desesperança, tristeza, fome, miséria... e mesmo assim consegue nos fazer sorrir. Tem muito humor, lições de vida enormes, que se aproveitam do delicado momento para mostrar que o homem é capaz das maiores atrocidades, mas mesmo no meio disso, também é capaz de coisas excepcionais, lirismo profundo e... Esperança.

Lindo! Lindo! Lindo! É tudo que digo sobre ele. É um daqueles livros que se dependesse de mim, todo mundo leria.


2 comentários:

  1. Excelentes indicações! Já li bastante Sidney Sheldon. Acho que já li este (ou outro) de Simmel, mas já faz tanto tempo, que preciso ler outra vez.Também gosto de ficção surreal (Keith Donohue (A Criança Roubada - procure, vale a pena, é imperdível), Contos de Borges. Gosto de histórias que me façam viajar, e ao mesmo tempo, deixem mensagens.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não li nada do Simmel... Metamorfose realmente super vale a pena. E eu nunca li S. Sheldon... Hora dessas vou de Simmel! ;-)

    ResponderEliminar