domingo, 21 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dia 21





Dia 21: Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.
Alvus Dumbledore, de "Harry Potter..." (J. K. Rowling)
Dumbledore é um personagem mágico (para além da obviedade da afirmação). Parece caber em Dumbledore toda a sabedoria e serenidade que um ser humano é capaz de carregar, além do seu enorme senso de sacrificio pelo bem da maioria. Mas, embora pareça, não é "santo", o que faz do personagem ainda melhor.
São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades. (Alvus Dumbledore)
Mattia, de "A Solidão dos Números Primos" (Paolo Giodano)

É um presonagem perturbador. A sua densidade e principalmente... o seu silêncio, que o autor consegue "capturar", sei lá como, é uma coisa impressionante. Alice (a outra protagonista) também é uma personagem riquíssima e intrigante, mas confesso que achei o Mattia ainda mais inquietante... a culpa que ele carrega, a maneira como ele a carrega, nos faz sentir a sua dor a cada página, nos cria uma ânsia crescente. É daqueles personagens que mexem com a gente e que é difícil explicar em palavras...
Eddard Stark, de "As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos" (George R. R. Martin)
Antes de mais, no que vai escrito abaixo há spoiler fortíssimo sobre a saga. Caso você seja como eu, esquece esse post por aqui e vai arranjar outra coisa pra ler...
Então...é certo que a medida que prossigo, "As crônicas..." vão me proporcionando uma série de personagens inesquecíveis, riquíssimos e maravilhosos... é até "injusto" não citar Tyrion, o anão mais fodástico da literatura, ou Arya, a guria mais encantadoramente rude, bondosa, perspicaz, determinada e uma outra centena de adjetivos. Mas, esse parágrafo é só um pedido de desculpas a mim mesmo.
Ned morre cedo demais e eu ainda não perdoei o Martin por essa atrocidade. É daqueles personagens que nos cria uma empatia instantênea. Um homem "de gelo", que tem uma espada chamada "gelo", mas que lá no fundo tem um coração mole (e eu sigo vendo muito dele na Arya, o tempo todo). Um homem justo e honrado acima de tudo - e isso custa-lhe a cabeça num reino de intrigas, claro, bela metáfora para o mundo em que vivemos -, que jamais foge das suas responsabilidades.

Ned é um personagem enorme, que representa a honra no seu estado mais puro, a justiça no seu peso mais correto, o dever no seu senso mais estrito. 

"Crês que a minha vida é uma coisa tão preciosa para mim, que eu trocaria a minha honra por mais uns anos... de que?" (Eddard Stark)

1 comentário:

  1. Não sei onde você está na série de livros, mas um conselho: não se apegue muito aos Stark. :)

    ResponderEliminar