quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Meme literário de um Mês - 2012: Dia 10



Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?

MUI-TO!!!

Não gosto MESMO.

Quando eu começo a ler algo gosto de saber o mínimo possível. Gosto de começar "no escuro" e ir entendendo e "adivinhando" as coisas sozinho.

Em alguns casos, a depender do "grau" do Spoiler, perco completamente o tesão no livro (e filme também, já agora...)

4 comentários:

  1. Eu sou da bagaceira, para mim spoilers estão sempre totalmente liberados!!! O importante é o caminho e não o desfecho, as histórias, as vezes eu penso, são quase sempre as mesmas o diferencial é a narrativa. Se a narrativa do autor for boa eu vou até o fim... E sim, diria até que aprecio autores que não lançam mão do mistério ou do suspense em suas narrativas, mistérios me irritam.

    ResponderEliminar
  2. Há casos e casos, Pandora.

    Nem sempre um spoiler me faz largar o livro - embora já tenha feito -, mas me faz perder o tesão, quase sempre.

    Há um excessões, claro, porque o que você diz também faz sentido. O saber o que vai acontecer não invalida o prazer que tiramos em ler, que depende justamente da narrativa e como ela se desenrola, mas... rsrsrsrs

    bjos

    ResponderEliminar
  3. Destesto resenhas que contém spoilers! Pra fazer a apreciação de um texto vc não precisa contar exatamente os pontos climax de uma obra. Análise já é diferente, aí tudo bem. Mas eu prefiro ir caminhando junto com o escritor e descobrir as coisas aos poucos - muito mais emocionante.

    ResponderEliminar
  4. Eu detesto a mania que os professores de teatro tem de destrinchar a obra antes dos alunos lerem,o pior, os alunos, sem terem lido, vão na onda e destrincham tudo sem terem aberto uma pagina do livro,
    Afinal, considero peca teatral literatura,esse semestre começamos a estudar shakespeare.o professor tanto falou que ' o cara e gênio' , que ' pra nao gostar de Hamlet so mesmo sendo uma ameba' etc etc etc, eis que li o Hamlet e amei!!! Uma das coisas que amei e a narrativa, envolvente, que faz vc ter curiosidade de virar a pagina e de saber o que vai acontecer.
    Agora, imagina minha vontade de ler Rei Lear, Macbeht, etc, se todos os desfechos desses livros já foram contados em seminários na sala de aula?? Pqp, né!!!
    Em Shakespeare, e pecado mortal vc contar o final do livro pra alguém, mesmo que seja em aula,se vc acha que o livro e tao bom , obriga os alunos a lerem antes de fazer seminário, po.ou entao que todos falem da obra , mas por cima,
    Os únicos livros de Sahakespeare em que vc pode contar o final são: Romeu e Juleta e Otelo, porque nesses dois todo mundo meio que sabe o final.Alias, A versão que tenho de Otelo conta TUDO na contracapa, da vontade de socar o editor que publicou.So perdoei porque eu já conhecia a história antes de ler.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar