terça-feira, 19 de abril de 2011

50 Perguntas que Libertam a Mente: Resposta nº3

3. Se a vida é tão curta, por que a gente faz tanta coisa que não gosta e gosta de tantas coisas que não fazemos?

"A gente" eu não sei - ou melhor, desconfio de várias razões para cada "grupo" de pessoas -, mas, eu faço algumas coisas que não gosto, porque não aprendi a dizer não.


Isso tem sido um grande calo na minha vida, desde a minha mais remota lembrança.

Eu fui sempre o cara "de bom coração", aquele que "não nega nada a ninguém", que faz, mesmo sem vontade.


Saber dizer não, na hora certa, as pessoas certas, é algo realmente importante, algo que eu não aprendi.

Das poucas vezes que eu digo não, já percebi que o faço nas horas erradas, e quase sempre as pessoas erradas.


Posso dizer que, com "jeitinho", aprendi a contornar algumas situações, com um "não" que não é claro e direto, mas, funciona como um não. Mas, definitivamente, não é a mesma coisa. Eu não sinto como se eu tivesse realmente dizendo não aquilo, é como se eu "enrolasse".
  
Depois, há as coisas que gosto demais, mas não faço.

Isso deve ter a ver - em alguns casos - com o fato de que, a gente sabe que vai morrer, eu até encaro isso com relativa bastante naturalidade, em teoria, mas, a gente nunca pensa que isso pode acontecer... agora.

Não pensamos que aquelas coisas que adiamos, podem simplesmente não acontecer, porque a vida pode ser encerrada a qualquer momento, como um corte de luz. Enquanto isso, vai ficando tudo para "depois". E se não houver depois?

Além disso, tem todas aquelas "obrigações" que temos que cumprir - e eu ponho sempre uma tonelada delas nas minhas costas -, há o "ganhar" vida, que nem sempre acontece da maneira que gostaríamos, o medo de mudanças, que nos prende aquilo que é "certo", enfim, uma tonelada de argumentos que criamos para nos justificar perante nós mesmos.

E mais uma vez, me vejo escrevendo uma tonelada de coisas, que poderiam ter sido resumidas numa palavra: Auto-sabotagem. Grande parte das pessoas que eu conheço - eu incluído -, sofre disso...

5 comentários:

  1. Duas lições básicas do ser humano: aprender a dosar e egoísmo e a dizer não.

    Ultimamente eu descobri isso, e aparentemente consegui dosar bem as duas. Um pouco de esforço e um belo "foda-se" às vezes fazem muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Você tem toda razão, e olha, meu camarada, eu te dou os parabéns pelo feito... realmente, deve ser um avanço e tanto para a vida de uma pessoa...

    ResponderEliminar
  3. Ola Mytha,

    Essas suas palavras mexem com nosso quotidiano viu. Nao ha como nao nos identificarmos com esse texto, em algum momento.

    Os "nãos" sao necessarios para que caiba mais o "sim" que eu tanto desejo.

    Nao somos imortais, mas agimos como se fossemos. O Amanha se torna um eterno brinquedo raro e muito caro, la em cima da estante, em que nao posso brincar hj, pois ainda nao sou grande.

    Lek

    ResponderEliminar
  4. É bem por aí, Lek.

    Não sei o que se passa na nossa cabeça, mas, é certo que a gente não se lembra que pode desaparecer de uma hora pra outra, e de repente, aquilo tudo "guardado", já não vai servir pra nada...

    bjocas

    ResponderEliminar
  5. Auto-sabotadores, levantem a mão!

    _o/

    ResponderEliminar