quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nada do que foi será...

Estou inaugurando mais uma categoria do Blog, dessa vez a "Frases Rabiscadas".

Pretendo nessa categoria, trazer algumas frases que funcionam como um "gatilho".

Acontece muito comigo, de ouvir ou ler uma frase, e passar o dia inteiro com ela na cabeça. Seja numa música, seja escrita num livro, revista ou jornal, não interessa, é apenas uma frase.

A questão é que algumas dessas frases podem inspirar um poema inteiro, um livro, um filme, uma mudança de comportamento, podem simplesmente nos levar à tristeza, nos estragar o dia, ou torna-lo mais alegre... enfim, há uma série de possibilidades, quando "tombamos" por aí com uma "frase gatilho".

Hoje eu simplesmente acordei, com uma frase na cabeça, de uma conhecida canção de Lulu Santos, "Como uma Onda".

"Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia"

Nessa pequena frase está contido material filosófico para uma vida inteira, ou muitas vidas inteiras, talvez.

A busca pela repetição de momentos, deve ser algo inerente a natureza humana.

A questão é: Momentos não se repetem.

Como "tudo muda o tempo todo no mundo", nós mudamos, as pessoas mudam ao nosso redor, o ambiente está em constante transformação, portanto, é impossível resgatar algo que já foi. O que já foi, ficou lá no passado, não volta mais.

Inconscientemente, ou nem tanto, junto com a lembrança dessa frase, me veio a lembrança de um momento, que sem dúvida, foi um dos mais felizes da minha vida. Falo aqui de um abraço, que deve ter durado quinze segundos, mas, que pareceu eterno.

Eu me lembro desse abraço, dos segundos que o precederam e da minha avidez por ele. Lúdicamente, eu gostaria de o congelar, guardar num cantinho, e usufruir do seu prazer, sempre que me apetecesse. Há dias que um abraço assim é capaz de consertar tudo.

Toda essa questão de mudança, é bastante saudável. É assim que tem que ser, é assim que é bom, é assim que é certo.

Quem não muda, é "atropelado" pela vida, a mudança é parte essencial de uma vida de sucesso e felicidade.

Mas, é com muita pena que nos vemos incapazes de reproduzir alguns momentos especiais, de captura-los, guarda-los numa caixinha e apertar o "play" de vez em quando.

Esses momentos aos quais me refiro aqui, me parecem servir de duas maneiras mais diretas: Ou nos põem para baixo, ou nos impulsionam.

Confesso que do momento que falo, especificamente, tenho apenas retirado a saudade que faz mal, mas, as mudanças existem justamente para o nosso bem, se formos capazes de produzir momentos assim tão especiais, é porque somos capazes de produzir outros tantos. Diferentes, é verdade, mas, que podem ser até melhores, e aí está a beleza da coisa.

Sem a individualidade de cada momento, e a impossibilidade de os repetir, estaríamos sempre sujeitos a um limite. Com a mudança que nos "empurra" diariamente, ou ficamos para trás, ou podemos aproveitar a carona, e impulsionados pelas boas lembranças, produzir futuras lembranças ainda melhores.

Por isso, espero que da próxima vez que me lembrar desse abraço, seja como um lindo momento que ficou no passado, já superado pelo presente, que será superado pelo futuro.

Mateus Medina
06/04/2011

5 comentários:

  1. Pois foi... =/

    Mas, há a maldita esperança de torna-la positiva... vamos tentando... rsrsrsrsrs

    ResponderEliminar
  2. Muito bom seu blog
    suas poesias sao otimas
    arte-natela.blogspot.com - marcando presença aqui
    abraço!!!

    ResponderEliminar
  3. Pra quem não postava mais por qu estava "enferrujado"... rs...
    Você tem o talento natural para blogar.
    Escreve de uma forma tão natural e interessante!
    Gosto de acompanhar!
    ;-)
    TAmo.
    Continue...

    ResponderEliminar
  4. Nunes, obrigado =)

    D. Ly, a senhora, na qualidade de minha digníssima esposa, é muito suspeita :P mas, obrigado também =)
    te amo, xêro!!

    ResponderEliminar