segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meme Literário de 1 mês 2011: Dia 17

Dia 17 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele.


"O Código da Vinci - Dan Brown"


Na altura que foi lançado o livro, com todo o burburinho, fiquei curiosíssimo. Arranjei emprestado assim que pude, imaginando que iria adorar. Não gostei.

O livro tem todos aqueles mistérios, enigmas, toda a receita para "prender" o leitor, e prende. O problema  é que ele insinua ter-se baseado em fatos reais que... nunca foram confirmados.

Quando se escreve uma obra de ficção, cria-se um universo, que se rege pelas leis do autor. Cabe ao autor e a mais ninguém, determinar as regras daquele universo. Desde que sejam regras convincentes, podem ser totalmente fantasiosas.


O problema começa quando um autor sugere que tal obra foi baseada em fatos reais, mas não tem qualquer comprovação histórica que lhe ampare. Depois, milhões de pessoas insistem em repetir a tese, como se fosse real, sem sequer se informar se realmente ela tem pernas para andar.

Me decepciona ler uma obra assim. Se a tivesse assumido como pura e simples fantasia, provavelmente seria uma obra "legal". O livro não é fabuloso, mas também não é ruim. Entretanto, quando um autor afirma que se baseou em história e pesquisa, e não tem como provar, é decepcionante.

Além disso, o livro busca desmistificar a santidade de Jesus, o que é bom, mas, joga uma "leve aura" de santidade em Maria Madalena... o que é contraditório, para mim.

2 comentários:

  1. Li algumas coisas do Dan Brown, mas confesso que o tipo de literatura que ele faz não me atrai. Não sei se leria mais alguma coisa dele... Bjos!

    ResponderEliminar
  2. Eu parei nesse.

    Depois de ler Jorge Amado, confesso que fiquei (mais) implicante.

    Autor tem uma chance só comigo. Duas só se for alguém "credenciado" e bom de papo que consiga me convencer... rsrsrsrs

    bjos

    ResponderEliminar