quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Meme Literário de 1 mês 2011: Dia 19

Dia 19 – Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?

Não acho isso uma pergunta decente de se fazer. São muitos, caramba. Como escolher UM?

Vou tentar fugir do óbvio - e mesmo assim, vou acabar por parar lá:

A Metamorfose, de Franz Kafka



Vou colar aqui uma sinopse, algum dia hei de dar as minhas impressões pessoais sobre o livro. Por enquanto, digo apenas que é com certeza um dos meus preferidos, um dos melhores livros de sempre.

"Uma manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco insecto"

A Metamorfose narra a história fantástica de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que se vê obrigado a suportar todas as despesas da família, e que certa manhã, ao acordar cedo para o trabalho, constata que se transformou num escaravelho.

De início, as suas preocupações centram-se na estranha metamorfose e na impossibilidade de cumprir as obrigações profissionais, mas perante a repulsa dos pais, Gregor inicia um complexo processo interior de mutação, que o conduz a uma análise obsessiva do seu contexto familiar e social.

À excepção da irmã, que numa primeira fase decide alimentá-lo, todos recusam ajudar Gregor, remetendo-o à sua solitária agonia. Perante este cenário uma nova metamorfose ocorre no seio familiar: o pai, a mãe e a irmã voltam a trabalhar e a família decide perspectivar um futuro onde não existe lugar para Gregor...

Uma irónica metáfora sobre o absurdo da condição humana, num espectáculo que explora a plasticidade narrativa de uma das obras mais marcantes de Franz Kafka e da literatura do século XX.
(fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário