segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Poesia "Maldita"



Eu cheguei a escrever uma longa descrição sobre "Poesia Maldita", "Poetas Malditos", "Dark Poetry", mas... achei que ficou muito chato.

Apaguei tudo e resolvi apenas publicar esse post.

A intenção desse post é apenas "anunciar" que estou separando numa categoria diferente as "Poesias Malditas" que eu vier a publicar - e acho que umas 3 ou 4 que já publiquei também se enquadram nessa categoria.

Cheguei a pensar em criar um outro blog, separado desse, para publicar esse conteúdo mais específico, ideia que ainda não abandonei por completo, mas, a preguiça foi mais forte e eu pensei "sou eu o autor dessa porcaria toda, então vai tudo pro mesmo saco". Assim mesmo.

Quem está mais ou menos por dentro da minha história sabe que fiquei anos sem escrever nada, depois de ter perdido por inúmeras vezes vários trabalhos que eu não tinha nenhum "backup". Ora bem, eu sei que sou meio idiota, mas não é isso que vem ao caso. O que interessa é que eu sempre escrevi "dark poetry", que é algo bem específico, com todo o seu cinismo, ironia, maldade, pessimismo, exagero, sangue, mais sangue...

Quando voltei a escrever e ao mesmo tempo criei esse blog, me impus o "desafio" de não publicar nada antigo, do pouco que me restou. TUDO aqui era inédito na época da sua publicação. E eu tenho umas "poesias malditas" antigas ainda. Poucas, mas tenho.

Como não tinha ainda me aparecido nenhuma "poesia maldita" na mente, fui apenas publicando-as juntas, sem qualquer separação de categoria ou estilo. Agora resolvi "ajeitar" as coisas, porque vou passar a publicar também as "poesias malditas" que voltaram a fazer parte da minha composição =)

Àqueles que me lêem, espero que não se assustem. Algumas poesias nesse estilo são verdadeiros contos de terror, que a minha falta de habilidade para contos não permite redigir, então, eu "poetizo-os" e pronto, está feito o meu "conto" de terror, que eu tanto gostaria de ter talento para escrever, mas não tenho.

Há personagens realmente "malditos" no meio disso tudo. Aliás, eu creio que todas as minhas poesias são baseadas em personagens, apenas não são prosas... são poesias rsrsrsrs

Algumas poesias podem ser "dark" sem nenhum dos componentes que citei mais acima. Até podem ser mais "dark" que uma que tenha todos os componentes citados, mas, eu as entendo (as "poesias malditas") numa "categoria" seperada, portanto, a partir de hoje elas estarão separadas, até que eu resolva criar outro blog - ou não.

Mais uma vez, não se assustem... ou se assustem, sei lá... tanto faz...

Mateus Medina
26/09/2011

4 comentários:

  1. O blog é SEU e vc faz dele o que quiser!

    E, hellooooooooo, não tem nada que ficar falando sobre as pessoas se assustarem ou não. Todos nós temos várias facetas. Eu vou adorar conhecer esse lado mais sombrio. Tb tenho - mas não sei transformá-lo em poesia. hehe

    Bjos!

    ResponderEliminar
  2. Sabe aquele verso que você comentou do poema "A poesia é..."? É bem por aí.

    Poesia é o que é meu (sentimentos, sensações, emoções, etc...) e o que não é também (idem aos parêntesis anteriores).

    Eu vejo isso com muita tranquilidade (hoje em dia, não foi sempre assim). Já falei algumas vezes de como eu não sou autobiográfico (pelo menos não sempre, e quando sou, misturo tudo com outras coisas), e como isso melhorou muito a qualidade daquilo que escrevo.

    Você tem toda razão no que diz, mas sei lá, vai que alguém acha que eu vou sair por aí cortanto gargantas e congelando sangue no freezer hauhauahauhauh

    Mas eu acho mesmo que as poesias "malditas" merecem uma separação de categoria, por isso as pus de parte.

    E você tem toda razão em relação as nossas muitas facetas. Somos todos capazes de tudo... =)

    bjos

    ResponderEliminar
  3. Escritor de qualquer coisa não deveria se preocupar com o público, viu... rs (falou aquela que ignora que o capitalismo impera! rs)

    Mas é sério! Olha só: O leitor raso vai achar que tudo é autobiográfico. E o leitor comum vai ler as coisas usando mecanismos de projeção e identificação - isto é - levando em conta conteúdos internos, a visão que tem do mundo, etc. Não temos como garantir que o conteúdo não seja distorcido.

    Então não adianta muito os escritores de qualquer gênero se preocuparem com as interpretações alheias - (escrever isso é fácil, agir assim é outras coisa...)porque no final, o que vale é o escritor ter desopilado o fígado e feito sua arte, e o leitor ter encontrado algum significado que agregue algo a si mesmo em qualquer nível.

    Ou não é nada disso. rs

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, você tem razão rsrsrs

    É mesmo assim que a coisa funciona e tem que funcionar. Principalmente porque o que publico aqui não tem nenhum conteúdo comercial, então a preocupação com o "público" aqui nem é de aceitação/vendagem/etc...

    Mas tipo, o meu "anúncio" não foi numa de me "justificar", era mais "esclarecer" a quem nunca tivesse tido contato com esse tipo de literatura. Eu me lembro da primeira vez que tive e também me assustei rsrsrsrs. E também é que eu realmente entendo a "poesia maldita" numa categoria separada das outras. E falo aqui como "crítico literário", não como leitor ou escritor.

    Quanto as interpretações, eu acho que é até mais comum serem distorcidas, a não ser que sejam claras o suficiente para não deixar dúvida (e mesmo assim... tem gente que distorce rsrsrsrs), o que não é o caso do que eu escrevo, porque eu deixo sempre uma "brecha" para interpretações diferentes. Eu gosto de escrever assim e gosto de saber das várias interpretações, ainda que não tenham nada a ver com o que me levou a escrever aquilo.

    bjos

    ResponderEliminar